quinta-feira, 25 de junho de 2009

Emagrecimento - o frio pode lhe ajudar

Vem chegando o meio do ano, e a tradição se repete, de dar um tempo nos exercícios físicos aguardando o período de temperaturas mais agradáveis para retornar à ativa e caprichar nos pratos pesados para se sentir mais confortável. Pois se o seu objetivo for o emagrecimento, saiba que as temperaturas baixas são um grande aliado.


Chegou a hora de a vez de utilizar a estratégia do frio como cúmplice das dietas de emagrecimento.


Segundo o médico endocrinologista Jair Tadeu G. de Oliveira (autor do livro "Viva o magro!"), no inverno o corpo produz mais calor e ativa mecanismos naturais que "queimam" gordura acumulada.


Nosso corpo possui um mecanismo termostático que procura manter nossa temperatura constante, independente da temperatura externa. Por exemplo, em dias muito quentes o corpo produz suor para amenizar a temperatura corporal, já quando sentimos frio o corpo ativa o reflexo do arrepio, que funciona como um isolante térmico, mantendo uma camada de ar sobre a pele, e também trememos com o intuito de criar calor gastando energia. Não importa a temperatura externa, nosso corpo se autoregulará afim de manter a temperatura em torno de 36,6º.


No inverno, o corpo produz mais calor, o que aumenta o consumo de combustível. O sistema fisiológico de aquecimento ataca as gorduras acumuladas, “queimando” mais combustível, e produzindo calor extra. Se não fizer assim, o aquecimento interno ficará abaixo de 36,6º, o que também não é saudável. Se um obeso precisa “queimar” mais calorias, o frio ativa o mecanismo que o emagrece.


Pratos servidos bem quentes dão, nesta estação, a sensação de mais aconchego e saciedade. Adicione, para simular mais calorias no alimento, um ou mais temperos picantes, como pimenta vermelha, pimenta-do-reino, alecrim, manjerona, wasabi (usado no sashimi), gengibre, cebola, alho, limão, vinagre de vinho, vinagre comum, etc. Essas calorias se dissiparão em toda a massa corporal e não engordarão, embora, esquentando, exijam temporariamente, menos queima de combustível. De qualquer modo, será melhor que ingerir alimentos muito calóricos.


O inverno não é vilão do emagrecimento e sim aliado! Utilize essa estratégia a seu favor. O verão está chegando, não deixe para a estação das roupas leves para começar a dedicar-se!
Fonte: Médico endocrinologista Jair de Oliveira, adaptado pelo profº Leandro Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário