sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cãimbras


A cãimbra ou cãibra são espasmos ou contrações involuntárias de um ou mais músculos, geralmente dolorosas, que podem levar de segundos até prolongados minutos. Ocorrem apenas nos tecidos musculares no qual controlamos os movimentos (fibras estriadas).


Ocorrem com maior frequência em:

- Gastrocnêmios (panturrilhas)

- Musculatura anterior e posterior de coxa

- Pés

- Mãos

- Pescoço

- Abdômen


As cãimbras podem ser causadas por uma quantidade enorme de causas, algumas conhecidas e outras nem tanto. Porém a causa mais provável seria uma hiperexcitação dos nervos que estimulam a musculatura, normalmente causado por:

- Atividade física vigorosa (podendo ocorrer durante ou pós eforço)

- Desidratação (atenção para quem usa diurético)

- Alterações hidroeletrolíticas, principalmente déficit de cálcio e magnésio

- Gravidez (normalmente secundário e magnésio baixo)

- Como autoproteção (ex: após uma fratura)

- Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia

- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias)

- Longos períodos de inatividade, sentado em uma posição inadequada

- Alterações estruturais (ex: pé chato, genu recurvatum - hiperextensão do joelho)

- Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática

- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6

- Anemia


Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa das câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes de câimbras.



Como evitar as cãimbras?


Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários, boa hidratação antes, durante e depois do esforço e um cuidado maior com exercícios em dias muito quentes.


Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral). Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo.


Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.


Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.





Fonte: MD Saúde, adaptado pelo profº Leandro Porto

2 comentários:

  1. Oi! Não consigo te adicionar no orkut. Vc está no limite máximo de amigos. abçs Mônica Tagliari

    ResponderExcluir
  2. sinto muita caimbra nas maos depois que durmo, a noite. Costumo acordar de madrugada com as maos pesadas e dormentes. Seria falta de calcio? tenho 50 anos, e recentemente fiz um exame completo de sangue, e o resultado final foi bom em todos os sentidos: tanto no colesterol bom, como no colesterol ruim. O que devo fazer para parar de sentir essas caimbras?

    ResponderExcluir