O Treinamento Funcional não é uma coisa nova, até porque a funcionalidade humana ja foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica tomamos como exemplo os jogos olímpicos. Naquela época os atletas gregos, visando a melhoria de sua performance, desenvolveram métodos e equipamentos de treinamento buscando superação de seus resultados.
O Treinamento Funcional é a mais recente atividade no mundo do fitness. Este trabalho visa aprimorar a capacidade funcional e, portanto, deve estimular o corpo de modo a adaptá-lo a atividades cotidianas.
Por meio de materiais e técnicas, este método de treinamento não só estimula o fortalecimento dos músculos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado do refinamento neural, ou seja, a força deve ser realizada de maneira coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais aproximada com os gestos motores aplicados a determinada modalidade esportiva.
Os principais objetivos do treinamento funcional são: a melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou a melhoria da aptidão física relacionada a performance e a prevenção de lesões músculo-esqueléticas, pois este tipo de treinamento visa a excelência de movimentos. São recrutadas fibras estabilizadoras posturias e articulares, fortalecendo e condicionando as mesmas.
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas por este método estão: -Equilíbrio -Força -Flexibilidade -Resistência -Coordenação -Velocidade
Frente a todas essas colocações, benefícios e variedade de exercícios, posso deixar a musculação de lado? Resposta simples, NÃO!!! O material utilizado dentro da musculação oferece uma grande segurança ao praticante trantando-se de movimentos simples e controlados, sem contar no que diz respeito a sobrecarga, pois facilita seu controle e quantificação à ser aplicada. O fato de trabalhar grupamentos musculares isolados facilita todos esses fatores citados.
Benefícios do Treinamento Funcional: -Desenvolvimento da percepção dos movimentos -Melhoria da postura como um todo e também durante os exercícios -Melhora do equilíbrio muscular -Melhoria da eficiência dos movimentos -Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral) -Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico (com ou sem movimento) -Aumento da força muscular -Melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação
Fonte: Adenosina - Assessoria Esportiva (RJ) - adaptado pelo profº Leandro Porto
"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável, ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica." John F. Kennedy
Instrutor de Ginástica e Personal Trainer da academia "Master Fitness Club".
Graduou-se em Educação Física na FURB e cursou especialização em Treinamento Desportivo na Universidade Gama Filho. Está cursando especialização em "Fisiologia do Exercício" na IPGEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário