Mostrando postagens com marcador Estética. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estética. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lipoaspiração não combinada com exercícios pode ser danosa





A realização da lipoaspiração não acompanhada de exercícios regulares no pós-operatório pode acarretar em um aumento significativo de gordura visceral, localizado na região entre os órgãos e sendo extremamente danosa pois está diretamente relacionada ao aumento do risco cardiovascular. Um estudo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP mostra a importância da prática regular de exercícios físicos após a cirurgia. A prática inibe o aumento dessa gordura e responde bem ao tratamento.

Na pesquisa de doutorado Efeitos da lipoaspiração acompanhada de treinamento físico no perfil metabólico e na composição corporal das mulheres adultas eufóricas e saudáveis, a pesquisadora Fabiana Fraga Benatti recrutou 36 mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC = Peso (kg) / Altura² (m) ) abaixo de 30, para a realização da lipoaspiração na região abdominal. O grupo foi igualmente dividido em "mulheres sedentárias" e "mulheres treinadas". Dois meses depois da cirurgia o primeiro grupo foi submetido à uma carga de exercícios aeróbicos e de força, 3 vezes semanais durante 4 meses e o segundo permaneceu sem fazer atividades regulares. Uma bateria de exames foi realizada antes e depois do processo e serviu como base para a pesquisa.

O grupo das "mulheres sedentárias" tiveram um ganho em torno de 10% em gordura visceral. Tal fato não foi percebido pelas pacientes pois o aumento desta gordura interna não é de fácil assimilação visual, por isso a importância do estudo e dos exames realizados, sem eles dificilmentes estes dados seriam alcança.

Já o grupo das "mulheres treinadas" não houve aumento da gordura visceral. Isso se deve ao fato dessa gordura ser metabolicamente ativa e responde melhor ao aumento das concentrações de adrenalina que ocorrem durante o exercício físico. Além disso o treinamento físico preservou o gasto energético das mulheres treinadas, o que pode ter contribuído para esses resultados benéficos observados.

O peso foi recuperado em ambos os grupos. "A cirurgia não tem como objetivo a redução de peso, que diminui em média 1%. A pretenção da lipoaspiração é retirar a gordura localizada e modelar o corpo da paciente", diz Fabiana. No caso das mulheres sedentárias, contudo, o peso retornou posivelmente pelo novo ganho de massa gorda, favorecido pelo estilo de vida levado. O metabolismo se esforça para manter uma constante e isso inclui o peso.






Porém de qualquer forma a retirada da gordura subcutânea abdominal feita no procedimento cirurgico desencadeia mecanismos compensatórios de reposição de gordura em especial na cavidade visceral. Além de acarretar a diminuição das concentrações do hormônio adiponectina
que tem um efeito benéfico relacionado aos indíces de produção de insulina, que quando alterado pode trazer efeitos maléficos ao organismo como a diabetes e o aumento do risco cardíaco à longo prazo.




Isso tudo só reforça a importância da prática regular de exercício físico após a cirurgia, não só por uma manutenção dos resultados estéticos, mas ainda mais pela necessidade que este procedimento cirurgico impõe à suas pacientes afim de evitar complicações futuras à sua Saúde.









Texto adaptado pelo Profº Leandro Porto



Fonte: Agência USP de notícias

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estética, Felicidade e Atividade Física


O corpo humano integra as dimensões da materialidade (ossos, músculos e etc) e da imaterialidade (emoções, criatividade, loucura, ludicidade entre outros). Historicamente, a cultura e a educação desprezam por ignorância, preconceito ou crueldade, essa unicidade corporal. Conceberam o corpo como um simples abrigo da mente – esta nobre e essencial. Investigaram o corpo como espécie de máquina a ser educado e treinado para ser mais forte, mais alto, mais veloz, mais belo, mais jovem, mais saudável e, até mesmo, mais lúdico e alegre.


Vê se então cada vez mais a importância do lúdico no dia a dia das pessoas, muitas vezes até como privilégio, necessidade e direito exclusivos da criança. Os estudiosos do assunto, entre eles J. Piaget, pouco consideraram em suas pesquisas o jogo na vida adulta.


Entretanto, é certamente nessa fase da vida, pela brutalidade da vida moderna, pela deterioração do ambiente urbano e pela ação torturante do trabalhado, que o corpo humano é sacrificado e reprimido em sua essência lúdica. É recente e tímido o movimento pelo “ócio criativo” que defende a necessidade do adulto trabalhador ter mais oportunidades e formação para uso criativo do tempo livre e do lazer, como um direito social, tal como o adquirido, teoricamente, pela criança.


Com essa base observo que os fenômenos relacionados a estética não são na verdade o mais importante, prefiro pensar que a busca pela saúde e pela qualidade de vida se tornam cada vez mais o maior. Entretanto seja estético ou saúde seu objetivo o aspecto lúdico será fundamental na continuidade da prática regular de uma atividade física. Aproveite então para refletir sobre essa dicas:


“ Pratique sempre atividades físicas, pois você terá altas doses de dopanina e serotonina que irão melhorar o seu prazer e o seu humor.”


“Procure estar em ambiente que lhe tragam alegria e alto astral.”


“Procure profissionais de educação física que consigam através da ludicidade e alegria transformar um treinamento sério em algo prazeroso.”


“Descubra a alegria de realizar atividade física orientada, possibilitando uma melhor qualidade de vida.”



Texto escrito pelo Profº Drd. André Fernandes (Proprietário da Academia Body Club - Rio de Janeiro e Petrópolis/RJ)